O desenrolar das coisas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aff... Constipação





Nos meus tempos de orgias alimentares, meus períodos de "reflexão" no trono sempre eram regulares, e rápidos. Não tinha muito papo, nem enrolação.  A frequencia era boa, e o serviço era "objetivo". rsrsrsrs (que nojo esse post. Mas senti necessidade hahahaha).
No decorrer do primeiro e segundo mês após a cirurgia, não notei nada de muito estranho no comportamento do trânsito intestinal. E conseguia entender que quando tava solto ou preso (o que acontecia esporadicamente), poderia ser ainda por uma questão de adaptação. 
Mas agora ( que três meses se passaram), ando sentindo que  a coisa tá ficando feia. As experiências estão espaçadas (1 ou 2x por semana somente), dificultosas, e dolorosas. Gente, que ruim! 
Hora de dar mais uma adaptada da alimentação: Ajustar a quantidade de fibras (e a qualidade delas), beber MAIS água (não consigo nem chegar a 1L/dia!!!), e por aí vai. A atividade física, como vocês sabem, está OK. Então deve ser mesmo uma questão alimentar. Sabemos que é esperado que ocorram episódios de constipação em pacientes gastroplastizados, justamente pela diminuição de volume de alimentos e de líquidos ingeridos, pela própria restrição imposta pela cirurgia. Mas isso não significa que tem que ser sofrido desse jeito, né?! Então bora lá ajustar esse negócio, porque do jeito que tá, não pode ficar!
Alguém passando (ou que já passou) por isso aí?! 
Bjs

26 comentários:

  1. Nesse exato momento estou sofrendo disso. Achei que os metros de intestino a menos ajudariam meu intestino que nunca foi dos melhoras, mas não. Continua o mesmo. As vezes tenho uns episodios de diarreia inexplicaveis e eu adoro. Barriga fica retinha, linda demais. Mas quando ele prende fico inchada, estranha, uma barriga durinha. Pessimo!!! É um assunto meio estranho mas necessário né amiga. No meu caso eu acho que é falta de atividade física, porque de agua e fibras ate que to bem (pelo visto todos meus problemas se resolveriam na AF e eu continuo sentada no sofá. Anta!). Esses dias ando meio sem foco, sem paciencia pra RA certinha, acho que é sintomas dos dias negros que me assolam. Mas não desistamos. Bjo gata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna do Céu.... todo o santo dia eu te chamo pra malhar... E hj nao será diferente: BORA MALHAR!!! Que até teu intestino ta pedindo! hahahahaha
      bjos!

      Excluir
    2. Amiga prometo (anotaí) que assim que eu voltar da viagem vou me matricular numa academia. E quero principalmente fazer aquela aula que vc faz, acho que é jump né? Vou ficar linda kinem vc :*

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tá anotado... e registrado em ata pública. Todo mundo que comentou aqui embaixo vai poder te cobrar! kkkkk
      bjos.

      Excluir
  2. Activia resolve!!!kkk
    Planchá tb...kkkk, aliás...tô muito reflexiva sobre o planchá..!!!

    Mas é a mesma novela comigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que ja pensei no plan chá.. mas tenho medo de mexer com o intestino reduzido... vai que dá M&rd@?

      Excluir
  3. Ninhaaa
    isso está acontecendo cmg!
    está dificil dolorido e sofrido e nunca foi assim cmg, pelo contrário sempre fui boa de trono kkkkkkkkkkkk
    eu espero que quando a minha alimentação normalizar isso melhore :(
    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que no começo, Jeeh, meu intestino funcionava mais pra normal do que pra preso! Tu acreditas?! Sou toda errada! kkkkk

      Excluir
  4. Antes da cirurgia eu já era complicada... ia 1 vez a cada 2 ou 3 dias, agora se vou 2 vezes por semana é muito... Não me prendo muito a isso, mas não me pergunte o pq mas odeio banheiro... Essa coisa de ficar lá sentada 1 hr não é pra mim... Sou rapida e pratica rsrs... O que tem me ajudado a ir ao banheiro mais vezes é café com leite... Qnd tomo é batata!!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto de ser bem objetiva nesse assunto lá na cabine! hahahaha mas não é o que tem acontecido, amiga =(
      Pior é que eu tomo café com leite todos os dias.. e nada!
      Sninf...

      Excluir
  5. FiberMais. Uma a duas colheres de sopa por dia. Eu amasso mamão e coloco. Nunca mais tive problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuumm.. bom saber!! Com certeza vou testar!
      Obrigada pela dica, Angel!
      bjis

      Excluir
  6. Vixiiii tenho o msm problema, isso antes da cirurgia heim... uiiii imagine então se prende de vez depois...
    Ninha minha nutricionista passou esta receitinha de suco laxativo.

    2 ameixas sem caroços em 1/3 de agua no copo, deixa molho na véspera.
    De manha bata isso no liquidificador com
    1/4 de mamão papaya
    1 pote de iogurte desnatado, adoça se quiser
    beber em jejum todos os dias

    ela tbem disse se quiser bater 1cl linhaça é bom tbem.

    Embora pra vc as quantidades teria q ser super reduzidas né, melhor falar com tua nutri ..rsrs.

    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma dica bacana! E que tbm vai me ajudar, com certeza.
      Vou adaptar pra mim, Lis... Sou nutri tbm (que ironia, não? rsrs),e acho que consigo fazer essa adaptação de boa!
      Thanks!
      bjos

      Excluir
  7. Tenho certeza que vc conseguir.
    Vai dar tudo certo.
    http://ocantinhodeartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amiga um mês antes de operar fiquei 5 das no hospital com diarreia hemorrágica por causa de uma bactéria, depois de operada fiquei 20 dias sem ir no banheiro e só fui com supositório q eu não desejo pra ninguém. Sempre fui super difícil de ir fazer o numero 2 e hoje em dia eu achei meu santo remédio, tanto q vou no banheiro todos os dias. Eu de noite la pelas 22 horas como religiosamente meus pedacinhos de mamão. Então toda manhã eu visito o trono feliz da vida. Não custa nada vc tentar.
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Choquei com essa tua história! Que aperreio passaste!
      Vou tentar o mamão nesse exato horário, Jacque. Pois queria frequentar o troninho pela manhã tbm. Se não for pedir muito, né?! Quero que regularize e ainda quero com horario certo? hahahaha
      Origada amiga!
      bjos.

      Excluir
    2. Vou comer mamão a noite também. Porque o pior pra mim é além de ser preso ter que ir no trabalho, pq não tem hora e se eu não for dai são mais 2 dias presa. Adorei a ideia...rs

      Excluir


    3. a vontade é uma droga.. durante esses aperreios, ela SEMPRE resolve aparecer no trabalho.. e cadê a coragem de atendê-la?! Odeio isso! kkkkkk
      bjos

      Excluir
  9. Amiga, 3x ao dia?! kkkkkk eras meio "solta", não? kkkkkk brincadeira, Ana!
    Mas suco de laranja com mamão eu acho que nao consigo tomar. Será???? Já provaste? Deu pra engolir? rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Oi Ninha, retribuindo a visita ao meu blog.
    Li seu post e isso tb já aconteceu comigo, tive problema com intestino preso, e chegou ao ponto de sangrar ...era triste!!
    Relatei isso ao médico ele disse que isso não era preocupante esse sangramento, mas que precisava ser resolvido.
    Se você fica com o intestino preso sempre, machuca o canal anal e faz sangrar.
    Meu médico disse que uma dieta laxante é muito importante nesses casos, comendo por exemplo mamão, ameixa, aveia, laranja com o bagaço, Activia, linhaça dourada, etc.
    Enfim, comi por pouco tempo essas coisas, e com o tempo melhorou...mas como 3 tipos de frutas todos os dias, acho que isso ajuda mt.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kell, eu realmente preciso aumentar o consumo de frutas durante o meu dia. Isso eu ainda nao consegui.
      Mas quanto a quantidade de liquido ingerida, já deu uma boa melhorada, juntamente com o consumo de firbas. E só esses dois passinhos ja me ajudaram muito, já me sinto melhor! =)
      Obrigada pela visitinha!
      bjos.

      Excluir
  11. Flor, converse com a sua nutri, mas aqui a farinha de linhaça dourada e o aumento no consumo de água tem melhorado e muito nesse quesito, além claro de trocar pães e farináceos por seus substitutos integrais.

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, vou dar uma ligadinha pra ela, caso o negócio aperte de novo.
      Dei uma arrumada de leve no consumo de água e fibras e já tive alguma melhora!
      bjos.

      Excluir